E51
Escritura de compra e venda 20/02/1854


 

   Vendedores: Jeronimo José de Pontes e sua mulher Justina Maria de Sousa. Terras que compraram de José Theodoro de Sousa.
   Comprador: Joaquim Manoel de Andrade.
   Valor: 1:500$000.
   Uma sorte de terras na paragem denominada Turvo, cuja divisa principia no Barreiro, sobe pelo Turvo, divisando com Antonio Vicente Lima, até o Barreiro do Lima, no qual se quebra à direita, por um Corguinho acima, então divisando sempre com José Rodrigues da Silva, até as últimas vertentes de ambos os ribeirões que cercam uma pequena Água, até divisar com Francisco Dias Baptista, e quebra-se outra vez à direita, dividindo sempre com o mesmo Baptista, até encontrar terras de quem de direito for, daí continua a divisar com Antonio Vicente de Lima, até dar no Barreiro onde têm princípios estas divisas.
   A rogo de Justina assina Francisco Pereira da Silva.
   Testemunhas: José Rodrigues da Silva, Antonio Luiz Duarte.

   Em seqüência:
   Vendedores: os mesmos.
   Comprador: José Rodrigues da Silva.
   Terras no Turvo. Principiando no Barreiro de Lima, no Rio do Turvo, por este acima até a barra do Ribeirão do Campo, quebrando-se pelo Espigão da direita, e ao subir o rio, divisando com José Bernardino da Luz, subindo pelo mesmo Espigão, divisando com Francisco Dias Baptista, cercando as águas que vertem para o Ribeirão da direita, divisando sempre com o mesmo Baptista, até divisar com Joaquim Manoel de Andrade, até o Corguinho do Barreiro, onde tem princípio esta divisa.
   A rogo da vendedora assina Francisco Pereira da Silva.