69 - O MEMORIAL DE MATHEUS GOMES PINHEIRO MACHADO

 

          Estes apontamentos foram escritos do próprio punho do Major Matheus Gomes Pinheiro Machado, do qual procurei guardar a própria ortografia.

 

           “ Fui nascido na cidade de Sorocaba no dia 22 de Julho de 1817 e fui baptizado na mesma Cidade a 3 de Agosto do mesmo anno, forão meos Padrinhos o Exmo. Bispo D. Matheus de Abreo Pereira e minha Avó D. Antonia Caetano Machado de Vasconcellos, aprezentou a Procuração por parte do Exmo Bispo D. Matheus o Corel. Antonio Francisco de Aguiar e foi o Sacerdote baptizante o Vigario Collado Antonio Ferreira Prestes.

          Sou filho legitimo do Capm. Joze Gomes Pinhro. Vellozo e D. Anna Florisbella Machado de Oliveira e Vasconcellos.

           Sou Netto pelaparte Paterna de Damião Cosme Albornóz e D. Joaquina Roza Gomes Pinhro. Vellozo que rezidião na Ilha de Paquetá na Província de Rio de Janeiro.

            Pela parte Materna sou Netto de Maximiniano de Gois Siqueira e D. Antonia Caetana Machado de Vasconcellos.

            Meo Avo Maximiniano de Gois Siqueira foi filho de outro Maximiniano de Gois Siqueira  filho de Lourenço Castanho Taques e D. Maria de Araujo, D. Maria de Arruda foi filha de Sebastião de Arruda Botelho (português) e D. Izabel de Quadros, filha de Bartholomeo de Quadros (portugues) e D. Izabel Bicudo de Mendonça.

           Minha Avo D. Antonia Caetana foi filha do Sargento-Mor Francisco José Machado de Vasconcellos, de Guaratinguetá,   e Anna Pinto da Silva Sáes, natural da cidade de Santos, rezidião na Capital de São Paulo , e meu avô Maximiniano e toda sua família rezidião na Villa de Parnaiba, meu avô Maximiniano foi filho  de D. Maria de Arruda Botelho.

           No dia 26 do mes de abril de 1846 Cazei-mecom D. Joaquina Roza da Cunha Caldeira, filha legitima de D. Anna Joaquina da Cunha Caldeira e Bento Joze de Moraes, na Igreja de N.Senhora dos Remédios em São Paulo, deo nos bençaos matrimoniaes o Reverendo Padre Mestre Fidelles Alves de Sigmaringa e forão testemunhas do acto os meos manos Dr.Antonio Gomes Pinhro. Machado e Jorge Gomes Pinhro. Machado; forão Padrinhos de Baptismo de minha Mulher Jacinto Elleodoro de Vasconcellos e D. Antonia Caetana Machado de Vasconcellos e sacerdote baptizante o Reverendo Pedro Joaquim Sigarra.

           De nosso cazamento tivemos os filhos seguintes:

1)    MALVINA ROZELINDA PINHRO.  MACHADO naceo a 30 dias do mes de Janeiro de 1847 na Cidade de Itapetininga e foi baptizada na Matris da mesma Cidade pelo Reverendo Vigario Collado Padre Francisco Medeiros, forão Padrinhos meo Páe o Capitão Joze Gomes Pinhro. Vellozo e minha mãin D. Anna Florisbella Machado de Oliveira  e Vasconcellos.

2)    AUGUSTO  1º - Nasceo aos 25 dias do mes de Abril de 1848 na Cidade de São Paulo e foi baptizado na Sé da mesma Cidade, forão Padrinhos Jacinto Elleodoro de Vasconcellos e sua mulher D. Maria das Dores Pinto, aprezentarão Procuração por parte da Madrinha D. Maria Leandra Machado e por parte do Padrinho João Maria Tolledo Dantas,este menino faleceo a 17 de Fevereiro de 1850 proveniente de cer acometido de violentissimas Cameras de sangue que apenas durou quatro dias, foi sepultado na Capella do Santissimo Sacramento.

3)    ADOLFO 1º - Nasceo a 3 de Abril de 1850 na Cidade de S. Paulo e foi baptizado na Sé da mesma Cidade digo na Igreja de Santa Ephigenia forão Padrinhos meos Manos Dr. Antonio Gomes Pinhro. Machado e D. Leopoldina Carolina Pinhro. Machado; este menino depois de longa e penoza enfermidade na qual foi tratado pelo Dr. Otoni faleceo aos 1º dia do mes Julho de 1852, foi sepultado na Igreja da Sé de São Paulo.

4)    GABRIELLA AUGUSTA PINHRO. MACHADO nasceo na Cidade de São Paulo aos 13 dias do mes de Abril de 1852 foi baptizada em Oratório particular, forão Padrinhos os meus primos João Maria de Tolledo Dantas e sua mana D. Maria Gabriella de Tolledo Dantas, foi baptizada pelo Conego Dom Joaquim do Monte Carmello- o acento é em Sta. Ephigenia. Cazou-se com Amador Pinhro. de Mello, filho de minha mana Anninha a 4 de Junho de 1870 e do Capm. Tito Correa de Mello.

5)    BRAZIL GOMES PINHRO. MACHADO nasceo na Cidade de Itapetininga e foi baptizado na Matris da mesma Cidade a 2 do mês de Julho de 1854, digo nasceo no dia 2 de Julho foi Padrinho meu Mano Joaquim Gomes Pinhro. Machado e Nossa Senhora das Dores. Cazou-se na Cidade de Tiete com D. Gabriella Fausta Alvares Bueno, nacida a 26 de Agosto de 1861, filha legitima de Matheus Alvares Bueno e D. Gabriella Fausta de Goes Bueno.

6)    AUGUSTO GOMES PINHRO. MACHADO 2º - nasceo em Botucatu no dia 9 de Setembro de 1856 e foi baptizado na Matris da mesma Cidade no dia 27 de Julho de 1860 e forão Padrinhos meos manos Joaquim digo cunhado e mana Alferes Igino da Cunha Caldeira e D. Leopoldina Carolina Pinhro. Machado.

7)    ADOLFO GOMES PINHRO. MACHADO 2º - nasceo a 6 de Janeiro de 1858 em Botucatu e foi baptizado na Matris da mesma Cidade no dia 27 de Julho de 1860 e forão Padrinhos meu cunhado o Tenente João Baptista da Cunha Caldeira e minha mana D. Maria Delphina Gomes Pinhro. Machado. Cazou-se nesta Cidade no dia 04 de Setembro de 1880 com D. Jozefina Alvares Bueno nascida na Cidade de Tiete no dia 5 de Setembro de 1859, filha legitima de Matheus Alvares Bueno e D. Gabriella Fausta de Goes Bueno.

8)    EUGENIA CRISTINA PINHRO. MACHADO nasceo em Botucatu a 10 do mes de Fevereiro de 1859 e foi baptizada na Matris da mesma Cidade a 27 de Julho de 1860, forão Padrinhos meu mano Jorge Gomes Pinhro. Machado e minha mãe D. Anna Florisbella Machado de Oliveira e Vasconcellos. Cazou-se com Lindolfo Cunha Caldeira.

9)    Joze nasceo no mes de Julho de 1869 foi baptizado e logo faleceu.

10) ANNA ANGELICA PINHRO. MACHADO  nasceo a 16 de Maio de 1861 em Botucatu e foi baptizada em Pia particular em Botucatu a 4 de Junho de 1870 forão Padrinhos o reverendo Dom Joaquim do Monte Carmello e D. Maria das Dores de Vasconcellos Machado. Cazou-se com Amador Bueno da Ribeira filho de Matheus Alvares Bueno e D. Gabriella Fausta de Goes Bueno a 23 de Junho de 1880.

11) BENEDICTA PINHRO. MACHADO nasceo a 28 de Janeiro de 1863 em Botucatu e foi baptizada em pia particular a 4 de Junho de 1870, forãoPadrinhos o meu cunhado Capm. Tito Correa de Mello e Nossa Senhora Santa Anna. Faleceo a 20 de Setembro de 1873 tendo a idade de 10 anos, 7 meses e 20 dias.

12) MATHEUS GOMES PINHRO. MACHADO, nasceo em Botucatu a 11 do mes de Abril de 1865 e foi baptizado em Pia particular no dia 4 de Junho de 1870, forão Padrinhos Lucio Manoel dos  Santos Capello e Dona Maria Victorina da Rocha, ambos residentes em São Paulo.

 

       Meo pai cendo acometido de huma hidropezia, em viagem de Itapetininga para Sorocaba, com o fim de medicar-se, faleceo na Villa de Campo-largo e ahi foi sepultado.

       Minha main, tendo hido para S. Paulo com o fim de tratar-se de huma enfermidade, faleceo em S.Paulo em caza de seo Primo o Brigadeiro José Joaquim Machado de Oliveira, Rua Alegre  Parochia de Sta. Ephigênia e foi sepultada em huma carneira da Câmara Municipal da Cidade de S. Paulo.

 

        (a)  Matheus Gomes Pinheiro Machado

 

NOTA: Estes apontamentos foram escritos do próprio punho do Major Matheus Gomes Pinheiro Machado, do qual procurei guardar a própria ortografia.

 

( Correio de Botucatu – 04/07/1971 )

 


 
<< voltar